Relacionamento Entre Pais e Filhos


 

"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." (Provérbios 22:6) 

Há muitos pais que estão reclamando de seus filhos: "ele não me ouve", "ele faz o que quer", "ele só vive no celular", "ele acha que sabe de tudo"... entre tantos outros. Alguns pais tentam resolver isso na força, no castigo ou "largam de mão".

Mas, o que sabemos sobre tudo isso? 

Provérbios 22:6 nos diz: "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles". Ou seja, ensine à ela para fazer o certo e independente daquilo que ela enfrente, não desviará disso.

Muitas crianças dizem que seus pais não ouvem elas ou não estão presentes. Muitos pais dizem que os filhos não entendem aquilo que eles dizem.

Ambos estão certos.

Isso porque, o tempo se tornou grande obstáculo na comunicação das famílias. Os pais concluem coisas sem ouvir aquilo que os filhos sentem, e os filhos hesitam em dizer o que sentem falta por esse mesmo motivo.

Muitas situações diferem em um ou outro caso. Sabemos, no entanto, que a confiança é a base para qualquer bom relacionamento. 

Quando crianças, queremos ver nossos pais como super heróis e conforme crescemos, essa visão muda. Em cada etapa da vida (desde infância, adolescência, idade adulta ou velhice) estamos passando por novas situações. Temos de enfrentá-las e essa necessidade nos afasta de quem mais amamos. Seja pelo tempo gasto ou pelo estresse que descontamos nas pessoas.

Há momentos, no entanto, em que sentamos todos juntos ou que simplesmente estamos nos despedimos para um "boa noite", e olhe o que a bíblia nos diz sobre isso: "Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar." (Deuteronômio 6:6-7).

Algumas pessoas não acreditam na bíblia, e isso não significa que não sirva para elas: Pois sabemos aquilo que podemos ou não fazer, e repetir para seus filhos, ensiná-los, já conta.

O momento da história em que vivemos é difícil, é muito fácil entrar em estradas perversas e é muito fácil se decepcionar e se perder. Muitas crianças e jovens desejam esse relacionamento com seus pais e muitos pais também desejam isso com os seus filhos. Porque esse relacionamento irá nos salvar em diversos momentos e nos farão pessoas boas. 

E filhos, sobre estas coisas mencionadas, tenham em mente: "Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida". (Provérbios 6:20-23)


Postagens mais visitadas