Por que nossos pais nos permitem sofrer?

 



Já ouvi muitas vezes dizerem: "você só irá entender quando tiver um filho". Isso sempre me deixou perplexa, pois de uma maneira ou de outra, não soube reagir à falta de argumentos. 

Poderiam me dizer: "tudo bem, o que você argumenta contra isso, então?", e eu irei explicar isso da maneira que eu conheço. Primeiro, precisamos saber o que significa ser pai. Se jogar essa pergunta no seu navegador, possivelmente encontrará: "Ser pai não é dar ao filho o que ele quer, mas sim o que ele necessita para encontrar o próprio caminho. Ser pai não é apenas estar presente quando o filho precisa, mas também ausentar-se quando ele não necessita. Ser pai não é querer o filho para si, mas saber dividi-lo com quem ele prefere conviver."

O que isso quer dizer, afinal de contas? Ser pai vai muito além daquilo que você acha que iria fazer. Frases como "nessa situação, eu faria isso" perde o significado quando você realmente se torna. 

Quando nascemos estamos indefesos e em boa parte de nossas vidas - se não nela inteira - estaremos encontrando respostas para compreender e explicar o mundo. Em resumo, estaremos em constante aprendizado. E para vencer e lidar com tudo isso, contamos com a ajuda de nossos pais aqui na Terra, que já passaram por grande maioria daquilo que estamos passando. E com Deus, que está pronto para nos proteger e entregar a sua sabedoria se assim buscarmos.

Está aí um segredo para você: quando falamos sobre Deus e o modo como ele cuida de nós, muitos questionamentos virão, entre eles: "se Deus ama todos nós, por que ele permite tamanho sofrimento?". A resposta disso é tão simples quanto resolver 2+2, basta abrir a sua bíblia. 

Em Provérbios 3:11-12 encontramos: Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.

Se tem uma certeza que temos ao aceitar o Senhor em nossas vidas, é a de que ele sabe o melhor para nós. Em uma oração que fazemos pedimos exatamente isso: "seja a feita a tua vontade, assim na terra como no céu". 

Muitas coisas não entenderemos e essa falta de entendimento irá causar sentimentos ruins nas pessoas. E assim também pode acontecer em situações com os nossos pais.

Temos algumas conclusões até aqui: o pai deseja o bem de seu filho, e irá cuidar dele mesmo que para isso, seja necessário o sofrimento. O pai também conhece o seu filho e por conhecer, sabe o melhor para ele. 

O mundo pode ser assustador. A morte pode te atormentar. O pecado pode te desanimar. Porém, filhos, sabemos que Deus irá nos guiar para o caminho correto. Jesus venceu o mundo, a morte e o pecado. Precisamos confiar e entregar nossas vidas de coração.

Se você acompanha o Instagram (@my_mind_is_in_heaven), com certeza viu a publicação em que falamos da oração. A oração é um maneira de pedir ajuda para Deus, e se Ele não está respondendo o seu socorro, talvez deva colocar mais do seu coração, talvez deva se entregar completamente. Quem sabe, ainda, você não tenha parado de falar e ficado em silêncio, para ouvir a Sua voz.

Ao decorrer dos nossos passos nesse caminho - chamado vida -, aprendemos muitas coisas. Uma delas é a de que cresceremos e nos faremos bem sucedidos quando guardamos aquilo que nos foi ensinado. Diferentemente do que aquilo que recebemos no caminho, pois isso não vale de nada.

Muitas coisas, de início não parecerão justas, mas não é isso o que faz diferença. De nada adianta ganhar esse mundo e perder a nossa alma, o tesouro verdadeiro está em dar a vida para Deus, pois ele nos garante felicidade eterna. O mundo só te dará coisas falsas e passageiras.

Nossos pais são o nosso apoio, eles são os nossos melhores amigos. Não iremos compreender tudo e acredite, nem precisamos compreender. Vamos trazer o amor para as nossas vidas, não pensando naquilo que nos falta, mas sim naquilo que podemos compartilhar.

E lembre-se

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês." (Mateus 6:33).

O pai cuida de um filho, disciplinando e protegendo. Se algo é necessário para se tornar mais forte, devemos abraçar. Coisas que nos tornam preguiçosos, egoístas e ansiosos, não nos levará para aquilo que desejamos. Acredite.

Postagens mais visitadas